sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Trovão Tropical: Uma Comédia Épica


Trovão Tropical é uma comédia brechtiana: ao mesmo tempo que oferece o riso também expõe os seus mecanismos de funcionamento. Ou seja, faz rir e faz pensar.
Nada mais difícil.

Exemplo: Robert Downey Jr. faz o papel de um ator vencedor de cinco Oscars que pigmenta a pele para interpretar um personagem afro-americano, e para tornar o personagem ainda mais “real” ele usa gírias, fala acima do tom e se movimenta sem parar. Pronto, é essa a imagem que o cinema faz do negro: o personagem está completo. Trovão tropical em sua abordagem épica desfaz esses enganos: não é sendo um ator multipremiado que ele convencerá como negro. Aliás, ele nunca será negro. Não conhece o Brooklyn. Não conhece o preconceito. Não conhece a dor e a delícia de ser negro. Respeitar e tolerar a diferença é uma coisa, sê-lo é algo absolutamente diferente.

E é desse humor inteligente e reflexivo que o filme vai criando pontes com o espectador. Outro exemplo: as cenas de guerras são cruas e chocantes. E o filme carrega esta violência para o exagero. E o que fica é a idéia de que os “filmes de guerra” sérios não passam de caricaturas da verdadeira Guerra. Trovão Tropical satiriza os filmes de guerra, não a guerra. Sabe que a guerra é outro universo, o qual a representação cinematográfica não consegue dar conta.

O filme tem também o riso fácil: aquele humor físico e aqueles achados visuais as quais é impossível não gargalhar.

O elenco do filme não poderia ser melhor. Robert Downey Jr. se mostra um ator de primeira grandeza. Jack Black mostra por quê é o cara mais engraçado do mundo. Ben Stiller o diretor, roteirista, produtor e ator principal de Trovão Tropical se mostra à altura de um Dario Fo ou de um Jerry Lewis: através do riso, Stiller externa uma visão de mundo inquietante e questionadora. Há ainda Tom Cruise quase irreconhecível na pele de um magnata chauvinista e elitista, mas que no fundo no fundo gosta mesmo é de rap.

O filme também faz a alegria dos cinéfilos com citações a Apocalypse Now, Platoon, Rain Man, Nascido em 4 de Julho, Antes Só do que Mal Acompanhado, Uma Lição de Vida, Little Nick, O Poderoso Chefão, O Resgate do Soldado Ryan, Forrest Gump, Rambo, Duro de Matar, etc, etc.

Trovão Tropical é um dos grandes filmes do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário